あるゾウnaviタイトルお問い合わせ

あるゾウnaviは埼玉県東松山市の株式会社松堀不動産の賃貸情報総合ポータルサイトです。弊社ならではの新しい取り組みや、お得なお部屋探しプラン、賃貸物件オーナー様へのご提案を紹介しています。

HOME > ポルトガル語不動産解説 > Termos imobiliários usados e necessários ao alugar um imóvel

Termos imobiliários usados e necessários ao alugar um imóvel.

Agéncia imobiliária 【不動産店】

JP: FUDOSAN TEN

É a agência que intermedia a locação ou compra e venda de imóveis.


Fiador 【連帯保証人】

JP: RENTAI HOSHOU NIN

Fiador é quem paga no seu lugar caso o aluguel não seja pago pelo locatário ou o mesmo não consiga pagar o custo do conserto para a devolução do imóvel, sendo que a sua apresentação sempre será necessària ao se candidatar a inquilino. É exigido que o fiador tenha uma renda superior à uma certa quantia.

Tarifa de inscrição 【申込金】

JP: MOUSHIKOMI KIN

Há casos em que é necessário depositar uma quantidade de dinheiro à agência imobiliária. Confira se o depósito é reembolsado caso o contrato não seja concluído.


Explicação de itens importantes 【重要事項説明】

JP: JYUYO JIKOU SETSUMEI

Quando uma a agência imobiliária for intermediar, a agência imobiliária deve entregar ao locatário (candidato à) o Manual de Itens Importantes e explicar sobre itens importantes antes de assinar o contrato. Será explicado sobre a situação das instalações e sobre os critérios sobre o depósito de garantia, etc. que são realmente itens importantes por isso escute com atenção e faça perguntas em caso de dúvidas.


Depósito de garantia 【敷金(保証金)】

JP: SHIKI KIN

O Depósito de Garantia. é uma quantia que o locatário entrega ao proprietário como depósito reservado para cobrir aluguéis atrasados ou gastos para consertar o imóvel caso necessário. Geralmente é o equivalente a 2 meses de aluguel. o acerto de contas é feito junto à devolução do imóvel, e o que sobrar é reembolsado ao locatário. Dependendo da região, o SHIKI KIN é chamado de HOSHOU KIN. Geralmente o HOSHOU KIN é equivalente a aproximadamente 6 meses de aluguel.


Comissão imobiliária 【仲介手数料】

JP: CHUKAI TESURYOU

É a tarifa que a agência imobiliária cobra por intermediar a locação do imóvel, é determinado que o valor máximo não supere 1 mês de aluguel.


Tarifa de seguro de danos 【損害保険料】

JP: SONGAI HOKEN RYOU

É normal entrar no Seguro de Danos como incêndio ou vazamento de água ao fechar o contrato de locação.


Aluguel 【家賃】

JP: YACHIN


É a tarifa para alugar o imóvel e geralmente o pagamento do aluguel do mês deve ser efetuado até o fim do mês anterior. Caso iniciar ou finalizar o contrato no meio de um mês, o aluguel será calculado sobre os dias restantes para finalizar um mês.


Tarifa de condomínio ou administração 【共益費(管理費)】

JP: KYOUEKI HI

Para cobrir várias despesas com a área comunitária como eletricidade e limpeza de escadas, corredores, etc. No .Japão a tarifa de condomínio não está incluída no aluguel e geralmente o pagamento da taxa de condomínio do mês deve ser efetuado até o fim do mês anterior junto ao aluguel.


Conviventes 【同居人】

JP: DOUKYO NIN

Caso pretenda morar com alguém, isso deve ser declarado ao proprietário antes de fechar o contrato. Há casos em que o morador não registrado no contrato e adicionado sem a licença é expulso do imóvel.


Empresa de garantia de dívidas de aluguel 【家賃責務保証会社】

JP: YACHIN SEKIMU HOSHOU GAISHA

Empresa de Garantia de Dívidas de Alugue! é responsável pelo aluguel atrasado perante ao proprietário caso você não consiga pagar o aluguel. Para contratar é necessário pagar um certo valor como Tarifa de Garantia (Geralmente fica em média de 35 à 50 % do aluguel de 1 mês para garantir 2 anos de contrato). Mas isso não é um Seguro. A Companhia de Garantia vai cobrar de você o valor que pagou no seu lugar.


Contrato de locação 【普通賃貸借契約】

JP: FUTSU CHINTAISHAKU KEIYAKU

É um formato de contrato comum no Japão. o proprietáio não pode negar a renovação do contrato sem que haja uma justa causa. mesmo que o período de contrato tenha vencido. Ou seja, o contrato será renovado automaticamente mesmo que não entrem em acordo sobre a renovação.


Contrato de locação com período pré-determinado 【定期賃貸借契約】

JP: TEIKI CHINTAISHAKU KEIYAKU

Contrato de locação com Período Pré-determinado é um contrato que não poderá ser renovado mesmo quando o período de contrato vence, mas caso houver acordo entre o locatário e o proprietário é possível reformular o contrato.


Tarifa de renovação 【更新料】

JP: KOUSHIN RYOU

É a Tarita paga ao proprietário para poder renovar o contrato, às vezes determinado em alguma cláusula do contrato. Geralmente o período do contrato é de 2 anos.


Recuperação da situação original 【原状回復】

JP: GENJYO KAIFUKU

Caso danificar ou sutar o imóvel' por sua culpa ou intencional, você terá que bancar os gastos necessários para o imóvel recuperar a situação original de quando foi alugado. Isso é chamado de Custo de Recuperação da Situação Original, e será abatido no depósito de garantia quando finalizar o contrato. Tenha cuidado em manter o imóvel limpo.


Aviso prévio da rescisão do contrato 【解約予告】

JP: KAIYAKU YOKOKU

Caso for rescindir o contrato durante o periodo de contrato, é necessário declarar ao proprietário ou a agência imobiliária com antecedência (seguindo as cláusulas do contrato, geralmente de 1 a 2 meses antes).